Um exemplo nacional de reconhecimento internacional que nos faz pensar


Estudou arquitetura na Universidade Lusíada, fez um curso de corte e costura, fez um workshop de handbags na central Saint Martins School em Londres, desenhou para a Amarras, criou malas para a marca espanhola Perteguaz e acessórios para Dino Alves e Osvaldo Martins.
Se já se sente sem fôlego, Ricardo Preto não. A sua obra continua por aí fora… Apresentou duas coleções nas manobras de maio e integrou a plataforma LAB da Moda Lisboa, em maio de 2006. Desenvolveu trabalhos de customização para marcas como a Levi's, Energie, Nike ou Miss Sixty e, como se não bastasse, fez (e faz!) produção de moda, como stylist, para revistas como a DIF, ZOOt ou Umbigo.
Ricardo Preto é assim, uma força da natureza que acredita que a maior barreira para a pasmaceira é o próprio ato de não fazer. Eleva aos pontos o nosso Portugal e afirma que a mentalidade é o único entrave ao sucesso. A verdade é que os seus pensamentos o levaram longe. Depois do êxito alcançado em nome próprio, viu nascer em 2012 Meam by Ricardo Preto, após o convite para exercer as funções de diretor criativo da empresa Meam. O sucesso da marca faz-se além-fronteiras e conta com 22 pontos de venda em França e 18 na Holanda, estando também à venda em Portugal, em lojas multimarca, como a Loja das Meias, Comcor ou BCT Design Store no Príncipe Real, em Lisboa. Uma lição para quem o conhece e para quem vai passar a conhecê-lo.
ESTUDOU ARQUITETURA. ACHA QUE A CONSTRUÇÃO É UMA BASE ESSENCIAL PARA FAZER ROUPAS BONITAS?
Não só roupas bonitas, mas para tudo nesta vida... É necessário saber-se como se constrói, mas antes disso há as ideias que são difíceis de capturar. Para agarrar ideias é necessário estar em sintonia, para perceber e receber uma ideia que aparece.

O QUE O INSPIRA?
Tudo, mas tudo mesmo, pode ser inspirador, até uma má experiência ou má ideia pode levar-nos à inovação e consequente evolução. Mas, se tenho de escolher, diria que o movimento, a troca, a partilha e a surpresa... 
Quando me sinto surpreendido por qualquer coisa sei que está ali algo que me estimula. E isso pode ser tudo. Por exemplo, uma frase numa canção, num filme, no metro, num livro, no discurso de um amigo... Qualquer coisa pode ser transformada noutra, de preferência que seja algo de belo.

E UM DESIGNER QUE O INSPIRE?
Há um mestre que respeito e adorarei para sempre e esse é o que me inspira, que é Yves Saint Laurent.
Agora designers, embora não me sinta influenciado, posso dizer que adoro o Hussein pela ousadia inteligência e independência. Também gosto de Phoebe, Dries, Lagerfeld...

NA CONCEPÇÃO DAS SUAS PEÇAS, O QUE CONSIDERA MAIS IMPORTANTE? O CORTE? OS MATERIAIS? A COR?
Tudo é igualmente importante. Tudo precisa de ser cuidado, pensado, nutrido e adorado por mim porque é assim quando se gosta do que se faz.

COMO VÊ A MODA EM PORTUGAL? ACHA QUE NOS FALTA SEMPRE «UM BOCADINHO ASSIM», COMO REFERE O CONHECIDO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO?
Ou «um bocadinho assado» para citar esse grande artista que foi João Cesar Monteiro. A moda em Portugal não é diferente de qualquer outro lado. Em qualquer lugar, é difícil conquistar-se o seu espaço e relativamente à qualidade das obras essas fronteiras já não existem, infelizmente as cabeças das pessoas ainda têm fronteiras.

O QUE FALTA À MULHER PORTUGUESA NA ARTE DE VESTIR? CORAGEM?
A mulher portuguesa está bem e recomenda-se. Não lhe falta nada. Também há muita mulher mal vestida
 em Nova Iorque. Já viu a coragem que é preciso para andar mal vestida na cidade da Sarah Jessica Parker?

A MODA É UM DESTINO DIFÍCIL EM PORTUGAL?
Essa história de Portugal difícil tem de acabar. Essa é a mentalidade que reprovo totalmente e obstinadamente.Eu trabalho imenso e essa é a barreira mental que nos impede de tudo. Vou dar-lhe um exemplo magnífico. 
Falo-lhe do nome Inditex. Espanha não tem qualquer tradição no universo da moda, no entanto são os maiores, os melhores a interpretar a moda do mundo para todas as pessoas.

A MARCA MEAM BY RICARDO PRETO JÁ CONTA COM UMAS DEZENAS DE PONTOS DE VENDA LÁ FORA. É UM ORGULHO?
Claro que é um orgulho e fruto de muito trabalho, não ter medo de arriscar e, mais uma vez, de não haver fronteiras quando penso.

COMO DEFINE A MODA DE RICARDO PRETO?
Peças para mulheres que gostam de usar uma roupa mais do que uma vez... Ou seja, conforto, qualidade, estilo e intemporalidade é o que pretendo atingir.

E COMO É A MULHER RICARDO PRETO?
É como ela quer ser...

PODE DAR-NOS UM CHEIRINHO DAQUILO QUE APRESENTOU NA PRÓXIMA EDIÇÃO DA MODA LISBOA E QUE MUITA GENTE AINDA NÃO TEVE OPORTUNIDADE DE VER?
O futuro sempre, um passo à frente de tudo o que tenho feito.

QUE CONSELHOS DARIA ÀS LEITORAS DA SABER VIVER PARA VESTIR COM ESTILO?
A moda muda, mas o estilo permanece, uma frase de uma senhora que se inspirou em marinheiros e pescadores e, hoje, é conhecida por Chanel. O estilo é uma construção, um culto de quem observa e tem prazer em experimentar o belo ou, por outras palavras, saber viver!


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